sobre

 

Guilherme Castro é realizador e professor de cinema e audiovisual.

 

Doutor (2019) e Mestre (2014) em Comunicação, na linha de pesquisa de Análise de Produtos Audiovisuais, pela Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo. Graduado em Comunicação Social/Jornalismo (1997) e em Ciências Jurídicas e Sociais/Direito (2003), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Integrante da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual. 

 

Professor universitário:

Trabalhou nos cursos de audiovisual e de jornalismo na UNISINOS (entre 2006 e 2013) e na ULBRA (entre 2010 e 2019), nas disciplinas de Documentário, Roteiro, Cultura Audiovisual, Direção, Produção, Redação e Telejornalismo.

Em audiovisual:

Realizou (produção, roteiro e direção) os documentários curtas-metragens SUS – em defesa da vida (2020) e Saúde (2017), a série de vídeos pra web Em defesa da psicologia (2019), o documentário longa-metragem Golpe (2018), o curta-metragem de ficção Boa Ventura (2015), os roteiros dos longas-metragens documentários Festa da Uva: a celebração de uma identidade (2014),  Caxias do Sul, tradição e inovação de um povo (2010), o documentário média-metragem Transversais (2008, Fronteiras do Pensamento), documentários em curta-metragem 18 anos do ECA (2007), 75 Anos Sindbancários RS (2007), Semana da Água/ABES (2007), o curta-metragem ficcional Terra Prometida (2006, premiado no Festival de Gramado com Kikitos de melhor direção, filme e atriz, prêmios na mostra gaúcha de melhor direção, ator e filme, Candango de melhor filme no Festival de Brasília, melhor filme no festival de Muriaé/MG, e melhor roteiro na Mostra de Londrina/PR),  documentário O Velho do Espelho (2006, para a Casa de Cultura Mario Quintana), Institucional 20 anos da Associação Gaúcha para a Qualidade (2005), documentário Água, cuidar para não secar (2005),  documentário A Dor Invisível (2004), documentário Becos (2003), documentário para Conselho Federal de Psicologia sobre o III Fórum Social Mundial (2003) documentário Além da Inserção (2003, para a ACADEF), vídeo comemorativo aos 15 anos do SINDJUS (2003), série de 12 documentários sobre as Pessoas Portadoras de Deficiências para a FADERS/Gov. do Estado do RGS (1998), documentário para a Fundação Gaia Árvores Urbanas, com José Lutzemberger (1998), série de vídeos para a campanha Porto Alegre, Terra do Bem Viver, da PMPA (1998). Produção, roteiro e direção de vídeos empresarias e publicitários para clientes como Randon, Sthil, Albarus, Sanremo, Hospital Moinhos de Vento, Fundação Rubem Berta, Colégio La Salle-Dores, AJURIS, Tribunal de Justiça RGS, Carrier TD, SEBRAE entre outros.

Em televisão:

Entre 2011 e 2012, foi Diretor de Programação da TVE RS (com a média de 6 horas diárias de produção própria ou local) e, entre 1999 e 2002, também na TVE RS, foi coordenador do projeto de teledramaturgia Histórias do Sul, produtor e diretor dos programas Hip Hop Sul, TV CINE, Crônicas do Tempo, Povo Gaúcho, coordenador da execução do projeto de série de documentários Sul Sem Fronteiras, realizou, entre outros, os especiais sobre o I e o II Fórum Social Mundial, especiais e coberturas do Festival de Cinema de Gramado, especial  Êxodos (sobre Sebastião Salgado); em telejornalismo, foi idealizador e editor-chefe do programa Jornal da Cidadania, diário, 01 hora (Prêmio Direitos Humanos/Conselho Britânico/UNESCO/ALRS) e editor-chefe dos programas Frente a Frente e Debates TVE.

Na RBS TV, entre 2003 e 2010, realizou (roteiro e direção) os especiais Mariazinha, O Massacre dos Bugres, Fazenda Itu, Nada mal para uma terça de madrugada, Garibaldi, herói de dois mundos, e roteiro de Sou eu mesmo (especial pelo centenário de Mario Quintana).

Na TV UNISINOS, em 2007, realizou série de vídeos educativos sobre a bacia hidrográfica do Rio dos Sinos Projeto Peixe Dourado (UNISINOS/REFAP).

Em campanhas políticas, como roteirista e diretor, trabalhou nas cidades de Passo Fundo, Caxias do Sul e Criciúma.

Professor em cursos livres:

Workshop de Documentário no projeto Narrativas em movimento, em Santa Maria, cursos de Roteiro e direção cinematográficos: teorias, métodos e experiências, no Studio Clio, workshop A construção da Cena Cinematográfica, na Cômica Cultural, oficina de Documentário no Curta Iguaçu (Paraná), cursos de roteiro e direção cinematográfica no Santa Maria Vídeo e Cinema, no Festival de Gramado Cine Vídeo, na Sujeito Coletivo (Caxias do Sul), no Set Universitário da PUC RS, no Projeto Olhares Cine e Vídeo, nas Feiras do Livro de Porto Alegre e de Pelotas, na Casa de Cultura Mario Quintana, sobre cinema documentário na II Mostra Internacional de Cinema, em Porto Alegre. Foi instrutor do Curso de Roteiro, SENAC.

 

Aulas especiais e palestras:

Sobre o livro Porteira Fechada e o filme Boa Ventura, na Casa das Rosas, em São Paulo e na Faculdade de Letras da PUC RS, palestra sobre cinema e literatura na Livraria Cultura de Porto Alegre, para o Centro de Estudos de Literatura e Psicanálise Cyro Martins, debatedor na Aula Inaugural do PPG Direito da UNISINOS, palestrante no evento As Fronteiras do Turismo e o Turismo sem Fronteiras da FACE/PUCRS; ministrou aula sobre cinema, como convidado da Faculdade de Design da UNISINOS, integrou a mesa O documentário na América Latina, no 5º Fórum Social Mundial, palestra sobre cinema na Escola Superior da Magistratura/Ajuris, participou de painéis nos eventos O Mecenas na República e Congresso da FAMURS/2006.

 

Jurado, consultoria e comissões:

Integrou júris de seleção e academia de premiação do Histórias Curtas/RBS, de seleção e premiação do Festival Gramado Cine Vídeo, de seleção e premiação do Festival Santa Maria Vídeo e Cinema e foi jurado na Mostra do Curta Gaúcho/Gramado. Integrou a comissão organizadora do Festival de Cinema de Gramado. Integrou a comissão organizadora do evento ‘A Palavra em Movimento – Tensões Narrativas no Cinema, Literatura e Televisão/Feira do Livro de POA’, participou do 10º Taller Colón de Análisis de Proyectos Cinematográficos, na Argentina, promovido pela Fundação Typa com apoio do Festival de Roterdan. Fez a consultoria de direção para o edital internacional de produção ‘Parceiras Entre Fronteras’ (Argentina, Paraguai e Brasil). Participou como convidado do Jornadas Literárias Andinas, na UFF/Brasil, participou na 5º edição do Livro Encontros com o Professor.  Menção Honrosa no Concurso Literário Caio Fernando Abreu, da UFRGS, com o conto O dia. Ensaio e exposição fotográfica O Verde Urbano, na reitoria da UFRGS.

Outras atividades:

Foi presidente da APTC/ABD RS - Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos e Brasileira de Documentaristas do RGS  (2007-09), integrou e presidiu o Conselho Estadual de Cultura do RGS (2004/2007), foi vice-presidente da FUNDACINE - Fundação Cinema RS (2009-11), integrou o Conselho Curador da FUNDACINE e o Conselho Deliberativo da TVE RS, participou como delegado dos VI e VII Congresso Brasileiro de Cinema (em Recife e em São Roque/SP), é fundador e integra o Foro Entre Fronteras (desde 2008), com participações na Argentina e Paraguai.

 

Trabalhos apresentados em eventos acadêmicos:

Produção de presença e cinema, em Central, Rifle e Cidades fantasmas, artigo apresentado no XXIII Encontro SOCINE, em Porto Alegre, 2019.

Produção de presença em formas narrativas de cinema, artigo apresentado no XXII Encontro SOCINE, em Goiânia, 2018.

O figurado no documentário Castanha: a transgressão do corpo no corpo do filme, artigo apresentado no XXI Encontro SOCINE, Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, em João Pessoa, 2017.

Materialidades, impurezas, ambiências e atmosferas do curta-metragem Boa Ventura, no V COCAAL, Colóquio de Cinema e Arte na América Latina, em São Paulo, 2017.

Do popular ao pop, em Gonzaga, de pai pra filho, no 40º Congresso da Intercom, Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, em Curitiba, 2017.

Porteira Fechada, a experiência do diretor, apresentado nas Jornadas Andinas de Literatura Latino-americana, JALLA, em Niterói, 2010.

  • Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle

© Criado por Matheus Castro / Editado por CielitoR