Diálogos entre Cinema e Literatura

13.05.2017

 

 

 

 

2º evento das comemorações do CELPCYRO 20 ANOS

 

Workshop -  16 de maio de 2017

Data e horário: das 19h00 às 21h00

Local: Instituto Cyro Martins – Rua General Souza Doca, 70 - Bairro Petrópolis

Docentes: Maria Helena Martins* e  Guilherme Castro**

Inscrições: mhmartins@celpcyro.org.br                                                                         

Vagas limitadas

Serão fornecidos Certificados a participantes inscritos                                   

Investimento: R$50,00

 

OPORTUNIDADE ÚNICA – FORA DO CIRCUITO COMERCIAL

                              

Módulo 1 - Apresentação de Rio De-janeiro, Minas, curta-metragem de Marili Cunha Bezerra (1993-8min), evidenciando aspectos das personagens e sua interação, da ambientação, do processo narrativo, e realização da leitura de trecho do romance Grande-Sertão:Veredas, de Guimarães Rosa, relatando o primeiro encontro de Riobaldo e Diadorim, que originou o filme, observando aspectos da linguagem roseana  e como a narrativa literária possibilitou a criação cinematográfica.

 

Módulo 2 – Visão geral do romance de Cyro Martins, Porteira Fechada: temática, ambientação, personagens, linguagem, relações entre ficção e realidade. A partir da projeção do curta-metragem Boa Ventura, de Guilherme Castro (2015-14min), são analisadas as formas adotadas na narrativa cinematográfica adaptada de Porteira Fechada. O ambiente patriarcal e a sociedade estratificada são premissas à construção de personagens em relações densas e não explícitas, que aparecem enquanto impurezas, ambiências e atmosferas e que relacionam obra literária e filme.

-------

* Maria Helena Martins:  Doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada (FFLCH-USP), Mestre em Literatura Brasileira (Letras-UFRGS). Docente e pesquisadora de Literatura, Leitura e Interação de linguagens. Vários livros, dentre eles O que é leitura, e ensaios publicados.

 

**Guilherme Castro: Mestre e doutorando em Análise de Produtos Audiovisuais (Universidade Anhembi Morumbi/SP). Cineasta (diretor, roteirista e produtor); jornalista, professor de audiovisual e televisão (ULBRA). Autor de documentários e filmes de ficção, como Boa Ventura, realizou o premiado Terra Prometida (2006): 3 Kikitos (direção, filme e atriz), Candango de melhor filme e seleção oficial de Havana 2007). www.guilhermecastro.com.br

                     

VISITE o site CELPCYRO e conheça detalhes do projeto CELPCYRO 20 ANOS

Please reload

Destaques:

2013: o que observei, entendi e escrevi durante as Jornadas de Junho.

May 15, 2020

1/5
Please reload

Posts Recentes

Please reload

Siga a gente

  • Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon
  • Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle

© Criado por Matheus Castro / Editado por CielitoR