top of page

SAÚDE, um documentário sobre a saúde pública no Brasil


O que é saúde? A pergunta não aparece explicitamente, mas é o fio que conduz a narrativa em duas linhas: falas e textos claros, intensos e testemunhais sobre a saúde no dia a dia, e cenas do cotidiano com poesia visual, em ações e respiros. Esta é a estrutura narrativa de Saúde (documentário, 13min, 2017), de Guilherme Castro, em coprodução com Filmes de Junho. O documentário integrou o Projeto para o Controle Social do SUS, edição 1, do Conselho Nacional de Saúde (CNS), coordenado pelo Centro de Educação e Assessoramento Popular (CEAP), com a parceria da OPAS e da OMS.

No filme, os personagens e lugares são do interior do Pará, no Rio Tapajós, do Distrito Federal, de Natal e de Porto Alegre. A partir da experiência local e saber da cada um, as falas desenvolvem a reflexão sobre o que é viver com saúde e, em sentido amplo, os diferentes aspectos da sociedade que estão implicados.

Os testemunhos são de pessoas inseridas, articuladas, com sotaques, experiências e reflexões diversas: saúde é ter condições de viver dignamente. É muito mais do que a relação saúde doença. As mesmas empreses que vendem o remédio, vendem os venenos. Os grandes projetos chegam para explorar a bauxita, mas vai a bauxita, a madeira, o outro e a riqueza do lugar. Os corredores estão transformados em enfermarias. Como está a situação hospitalar no Brasil hoje? Precisa de saúde preventiva. Aonde vai terminar isso?


Equipe Técnica: Direção e Roteiro Guilherme Castro / Produção Luiz Alberto Cassol e Guilherme Castro / Produção Executiva Luiz Alberto Cassol / Direção de Produção Leonardo Peixoto / Direção de Fotografia Pablo Chasseraux / 1º Assistente de Fotografia Josias Salvaterra – Mano / Montagem Juliano Moreira / Finalização Marcio Papel / Videografismo Aline Bastos D'Ávila / Desenho de Som Andre Sittoni / Som Direto Guto Keller / Trilha Sonora Richard Serraria - Fonogramas sob licença de Tarrafa Records / Edição e Mixagem de Trilha Angelo Primon e Richard Serraria / Designer Gráfico Luciano Do Monte Ribas / Assistente Produção Executiva Juli Fossatti / Instituições: Apresenta Centro de Educação e Assessoramento Popular – CEAP / Promove Conselho Nacional de Saúde / Parceria Organização Pan-Americana da Saúde e Organização Mundial da Saúde / Produção: Filmes de Junho e Guilherme Castro

Destaques:

Posts Recentes

Siga a gente

  • Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon
bottom of page